Capa  | Quem Somos | Contato
 
  Responsabilidade Social

Parceiros




O Clube Virtual e seus sites conveniados sabem que o desenvolvimento da sociedade depende de ações transformadoras nos mais variados setores e por isso atua em diferentes frentes, tendo como foco principal a educação, a saúde e a cultura.

‘’A Responsabilidade Social é um processo que nunca se esgota. Não dá para dizer que uma empresa chegou ao limite de sua responsabilidade Social, pois sempre há algo a fazer.
. .. É a atitude ética da empresa em todas as suas atividades.
Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade”. Instituto Ethos

Desde 2000, o Clube Virtual tem dado provas de seu comprometimento com a sociedade e
a responsabilidade social se apresenta como um tema cada vez mais importante no comportamento das organizações, exercendo impactos nos objetivos, estratégias e no próprio significado da instituição. Procuramos trazer alguma contribuição no sentido de uma melhor compreensão da importância desta estratégia e dos benefícios que a mesma pode trazer para a corporação, quando aplicada na promoção humana.

Responsabilidade Social na visão do Clube Virtual é utilizar de práticas e ações cujos objetivos não são apenas reduzir os problemas sociais, mas contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, através de promoções onde o homem se torne um agente de evolução social, suprindo as demandas atuais e futuras, desde a concepção de suas atividades profissionais até a utilização de seu resultado pelo consumidor final, completando a cadeia e o processo de produção do conhecimento, a gestão e a multiplicação da informação através do atendimento ao cliente.

Todas as decisões e o relacionamento com seus diversos públicos devem ser baseados em valores éticos, respeito às exigências legais, ao meio ambiente e a cultura.

Algumas empresas confundem Responsabilidade Social com Filantropia. Para nós o termo "responsabilidade social" encerra sempre a idéia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem.  Durante muito tempo, este foi entendido, em uma visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele. Ou seja, economicamente, a instituição é vista como uma entidade instituída pelos investidores e acionistas, com objetivo único de gerar lucros. Entretanto, tal perspectiva não se aplica mais no mundo contemporâneo.

Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas  (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso, afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social.

Atualmente, a intervenção dos diversos fatores sociais exige das nossas organizações uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo.

A questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da instituição, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos.

É importante ressaltar que a responsabilidade social é, ainda, um processo em crescimento em vários países do mundo e, principalmente, no Brasil.

A idéia é de que os consumidores modernos passem a valorizar comportamentos nesse sentido e a preferir produtos e serviços de empresas identificadas ou comprometidas com a responsabilidade social.

1. Nossos Compromissos

Pacto Global

Desde 2000, o Clube Virtual é signatário do Pacto Global, documento criado pela ONU que simboliza um convite do Secretário-Geral, Kofi Annan, ao engajamento do setor privado à prática de dez princípios universais de direitos humanos e do trabalho, proteção ambiental e combate à corrupção. O objetivo é encorajar as empresas a terem políticas e práticas alinhadas com valores já acordados mundialmente e contruir uma economia global mais sustentável e inclusiva. Ao aderir ao Pacto, o Clube Virtual se compromete a seguir esses princípios.

Os 10 Princípios do Pacto Global:

Respeitar e proteger os Direitos Humanos

Impedir violações de Direitos Humanos

Apoiar a liberdade de associação no trabalho

Abolir o trabalho forçado

Abolir o trabalho infantil

Eliminar a discriminação no ambiente de trabalho

Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais

Promover a Responsabilidade Ambiental

Encorajar tecnologias que não agridam ao Meio Ambiente

Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina

2. Metas do Clube Virtual.

Programa de Voluntários.
Voluntário é o cidadão que doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitária. É uma tarefa que deve respeitar o seu ritmo e tempo disponível.
O Clube Virtual desenvolve, diversos programas de incentivo ao trabalho voluntário. Atualmente, atuamos como voluntário em diversos projetos e ações sociais e culturais.

Meio Ambiente
Nosso sistema de gestão integrado tem por objetivo a avaliação dos processos produtivos visando, em conjunto com a satisfação de clientes assegurar a saúde / segurança no trabalho, a compatibilidade ambiental.
Integramos as questões de meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, ajudando a acelerar os negócios da empresa com redução de custos através do uso racional de recursos.
Visamos também à conscientização e sensibilização dos funcionários, familiares, fornecedores e comunidade sobre a necessidade da preservação do meio ambiente e das medidas de prevenção voltada a segurança e medicina do trabalho.

3. Acordos Internacionais.

Responsabilidade social corporativa.

Responsabilidade Social Empresarial é a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.

4. Balanço Social

O Clube Virtual apresenta abaixo algumas das atividades desenvolvida por seus sócios para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde está presente.

1. Manutenção e apoio institucional ao site da Associação dos Pacientes Doadores e Transplantados Renais de Sorocaba e Região ( Transdoreso ) .
Periodicidade: Mensal
Ações realizadas:
Feitura e hospedagem do site, manutenção de conteúdo informativo, campanhas de doação de órgãos através de impressos.

2. Apoio institucional à Paróquia de Santa Rosália.
Periodicidade: Mensal
Ações realizadas:
Feitura e hospedagem do site, manutenção de conteúdo informativo;
Jornal Impresso Bimestral.

3. Apoio institucional ao Centro de Integração à Mulher.
Periodicidade: Anual
Criação e desenvolvimento de campanha de arrecadação.

3. Criação e Manutenção do Clube Virtua. ORG
www.clubevirtual.org


 






 

 Produção e Criação:



 Todos os Direitos Reservados
 

 

Política de Privacidade | Política Editorial | Termos de Uso | Nota Legal | Responsabilidade Social
Um novo conceito de comunicação a serviço da Cultura Digital.

Mais informações: 0xx15  3211.0098
Recebemos  visitas desde Agosto de 2004