Capa  | Quem Somos | História da web | Contato
 
  Política Editorial

Parceiros




O Clube Virtual respeita a liberdade de expressão e está empenhado em apoiar, promover e difundir todas as formas de expressão artística e cultural.
O Clube Virtual oferece esta Declaração de sua Política Editorial para informar a todos os jornalistas, assessores de imprensa e promotores de eventos as nossas práticas e normas institucionais de publicações de conteúdo, assim como as opções disponíveis com relação a parcerias, convênios, apoio e patrocínios na divulgação de eventos culturais, eventos de negócios, cursos, seminários, palestras, congressos, entre outros. Essa política encontra-se disponível na nossa home page e no final de todas as páginas da Web do Clube Virtual.

O Clube Virtual tem suas práticas de publicação de acordo com normas e princípios aceitos internacionalmente de forma e modo a saber:

1) Política Editorial do Clube Virtual e seus Sites Conveniados.
2) Público Alvo.
3) Responsabilidade Solidária e Responsabilidade da Publicação.
4) Finalidade da Publicação, Escopo e Temática.
5) Critérios de Seleção das Pautas.
6) Periodicidade e Seções.
7) Direitos Autorais e Fontes da Informações.


1. Politica Editorial do Clube Virtual e seus Sites Conveniados

A preocupação editorial central dos sites com conteúdos gerenciados pelo Clube Virtual é de promover e apoiar atividades intelectuais, a discussão filosófica, a promoções e eventos culturais baseada na interdisciplinaridade, no diálogo e na visão crítica. A linha editorial das publicações feitas pelo Clube Virtual almeja a construção de um espaço aberto para refletir as mais variadas tendências artísticas e culturais, principalmente no que se refere a liberdade de expressão e o direito de resposta na forma de sugestões de pautas a serem oferecidas por meio de correio eletrônico na forma de release, resenhas, artigos, matérias, coberturas, comentários, criticas, sugestões e ensaios teóricos opinativos relacionados aos mais diversos tipos de manifestação cultural.

Entenda-se por ensaios teóricos opinativos as sugestões de pautas com conteúdo que se preocupem com a discussão de temas importantes para a promoção humana através das mais diversas formas de manifestação cultural e ou através dos mais diversificados meios de transmissão do conhecimento tais como: fotos, filmes, imagens, figuras, cursos, palestras, seminários, congressos, teatro, musica, shows e espetáculos públicos em geral.

As publicações pretende valorizar preferencialmente a opinião de técnicos e profissionais como: críticos de arte, assessores de imprensa, jornalistas, colunistas, articulistas, promotores de eventos, entre outros que queiram discorrer sobre um evento ou assunto específico, com rigor e profundidade, sem estarem circunscritos stricto sensu por método científico. Assim, questões atuais e relevantes para a área da cultura poderiam ser apresentadas e discutidas sem a necessária preocupação empiricista e positivista, que predominam em outros veículos.

O Clube Virtual através dos seus profissionais e colaboradores é reconhecido como locus gerador de conhecimento e formador de opinião, bem como uma instituição sempre presente na divulgação dos principais eventos culturais do país. Seus profissionais são chamados a opinar em diversos momentos, tanto acadêmicos como da mídia de divulgação. Assim, nada mais justo que o Clube Virtual seja o abrigo de um conteúdo da natureza que se propõem a ser. O Clube Virtual, desta forma, reassume sua posição de pioneira no campo da promoção de eventos culturais e como difusora de idéias inovadoras.

A revista tem, ainda, uma seção compartilhada para apresentação de negócios e oportunidades com dicas de cursos e concursos, nos moldes em que os releases são enviados ou apresentados por seus organizadores, continuando a contribuir, desta forma, para a divulgação das melhores oportunidades que foram realizadas por profissionais da área.  Esta seção é exclusiva para divulgação de material dos cursos. Tem como objetivo, ainda, divulgar o grande volume de trabalho de qualidade produzido nos diversos cursos ministrados pela Escola e por seus conveniados. Esta é uma produção importante, muitas vezes com forte importância regional, que pode e deve estar disponível para as comunidades acadêmica, empresarial e governamental.

Por fim, há também uma seção onde são transcritos eventuais eventos teatrais, dança e artes plásticas que tenham interesse para a classe artística e para a sociedade em geral.

2. Público Alvo do Clube Virtual e seus Sites Conveniados

Fazem parte do público-alvo dos conteúdos publicados pelo Clube Virtual todos os leitores brasileiros e latinos com facilidade em interpretação da língua portuguesa a saber:

a) Todos que direta ou indiretamente buscam informações referentes a eventos relacionados à artes em geral, cultura e história contemporânea, atual e futura, principalmente relacionadas às idéias inovadoras e criativas;

b) aos profissionais liberais ou não, seja para uso profissional ou para seu próprio laser e entretenimento.

c) à alunos e professores para fins de ensino, conhecimento, laser e entretenimento;

d) aos pesquisadores e analistas de mercado;

e) profissionais de recursos humanos,  agenciadores de modelos e manequins, publicitários, propagandistas e demaiss profissionais do setor de produção e promoção de eventos;

f) prestadores de serviços e consumidores em geral

g) investidores em cultura seja para o âmbito pessoal ou profissional no Brasil e ou no exterior.

3. Responsabilidade Solidária do Clube Virtual e Sites Conveniados e das Fontes

As matérias assinadas neste site ou com apresentação das respectivas fontes, são de responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Clube Virtual.

Todos os conteúdos publicados tem propósito exclusivamente informativo, não consistindo-se em recomendações, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza, e, não necessariamente, refletem a opinião dos editores do Clube Virtual podendo inclusive receber criticas artísticas, éticas ou profissionais. As partes reconhecem os princípios e as convenções internacionais que regem as leis de imprensa e publicitária e ainda da prestação de serviços autônomo no Brasil e elegem o foro da comarca de Sorocaba, com exclusão de qualquer outra, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas desta Declaração de Política Editorial.



3. Finalidade das Publicações feitas pelo Clube Virtual e ou sites Conveniados.

Estimular a produção de textos completos atuais e de relevância para a área da cultura pública e social.
Estimular a produção artística e cultural nas mais diferentes formas de expressão.
Divulgar e apoiar a produção cultural de acordo com os princípios e critérios estabelecidos nesta Política Editorial mediado pela Comissão Editorial
Garantir o máximo de registro de textos divulgados na base de dados do Clube Virtual
Promover novos talentos nas mais diversas manifestações artísticas e culturais.
Mostrar tendências e identificar demandas temáticas não atendidas pela mídia tradicional.
Abstenção de qualquer forma de preconceito.

3.1 Escopo
A seleção de textos completos inclui sobretudo textos que visem à divulgação de temas de interesse para o desenvolvimento da cultura e saúde pública, direcionados para a comunidade leiga e acadêmica, profissional ou não. Poderá divulgar também textos de interesse para a educação em saúde pública, com atenção à população leiga.
A proposta pretende dar maior visibilidade e acessibilidade dos textos de cultura, saúde pública produzidos nas instituições ou  por empresas brasileiras especializadas no setor.

3.2 Temática
 

A cobertura dos assuntos e respectiva publicação está definida na Estrutura Temática aprovada pelo Comitê Consultivo do Clube Virtual a saber:.

EVENTOS CULTURAIS
EXPOSIÇÃO DE ARTE
EXPOSIÇÃO DE FOTOS
EXPOSIÇÃO DE ESCULTURAS
ESPETÁCULOS TEATRAIS
ESPETÁCULOS DE DANÇA
ESPETÁCULOS MUSICAIS
SHOWS EM GERAL
PERFORMANCES
PALESTRAS
CURSOS
SEMINÁRIOS
CONGRESSOS
MUSEUS
CALENDÁRIOS CULTURAIS
PROGRAMAS CULTURAIS
EVENTOS DE NEGÓCIOS
AUTO AJUDA
FILOSOFIA
CÍRCULOS DE APRENDIZAGEM

Outros temas poderão ser adicionados sem prévio aviso.


4. Comissão Editorial do Clube Virtual e sites Conveniados.


4.1 Constituição

a) A publicação dos textos completos será coordenada por uma Comissão Editorial constituída por cinco profissionais do Clube Virtual a saber:
um editor de arte e literatura,
um editor de dança e teatro,
um editor de cultura e história,
um editor de moda, comportamento e estilo e
um editor de política.

b) Os colunistas ou analistas especialmente convidados para selecionar temas especializados como em áreas ligadas à saúde e ciência.

c) O Coordenador Geral da Comissão será escolhido pelos componentes da Comissão

4.2 Finalidade

Definir política editorial
Estabelecer processo de avaliação dos textos submetidos à publicação
Deliberar sobre a publicação das sugestões de pautas recebidas, propondo alterações se julgadas convenientes ou necessárias;
Elaborar regulamento da publicação dos textos completos
Estabelecer os padrões de publicação
Garantir o desenvolvimento sustentado.
Avaliar a produção dos textos publicados, publicar e apresentar relatórios e balanços anuais aos todos interessados.

4.3 Funções principais do Editor Coordenador

Presidir e convocar reuniões
Receber os textos e encaminhá-los aos demais membros para serem apreciados
Apreciar e decidir, junto com os demais membros do CV, os textos avaliados
Convidar especialistas para produção de textos julgados importantes e relevantes
Providenciar a avaliação e medições de pesquisas de audiência e apresentar relatórios anuais de desempenho e satisfação dos leitores aos apoiadores dos site.

4.4 Responsabilidade dos outros membros

Apreciar os textos recebidos do Editor Coordenador.
Sugerir especialistas para produção de textos em áreas específicas.
Avaliar as temáticas produzidas e propor temas não contemplados à CE
Colaborar com a coordenação da comissão na execução do relatório anual

5. Critérios de seleção ( aprovados em reunião dia 08 de Maio de 2008 )

5.1 Requisitos gerais.

A sugestão da publicação deverá:

er de interesse cultural pública ou privada.
Ser uma publicação de interesse cultural nacional, passível de ser editada eletronicamente e hospedada nos servidor do Clube Virtual.
Destinar-se a comunidade acadêmica e leiga, profissional ou não e ser de interesse para a educação, saúde e cultura pública, com atenção à população leiga e a promoção humana.

5.2 Requisitos específicos para publicação:

A publicação deverá atender a um dos requisitos a seguir:

Ser editada preferencialmente por jornalista responsável, assessor de imprensa ou promotor de eventos devidamente e antecipadamente cadastrado em um dos nossos sites.
Ter autoria de profissionais ou técnicos do setor de eventos devidamente autorizado pelo organizador do evento.
Quando editado por outra instituição no caso de resenhas ou assessorias, seja crítica e sugestões, a publicação deverá apresentar explicitamente a vinculação de seu promotor original.
Ter padrões de qualidade para publicação, que orientarão os processos de apreciação e seleção dos artigos e materiais a serem submetidos pela comunidade virtual leitora;


5.3 Critérios de exclusão

Não serão considerados pautas de interesse para publicação:

Artigos de periódicos;
Resumos apresentados em eventos científicos;
Sugestões de pautas apresentadas amplamente em outros veículos;
Pautas que não tenham fonte reconhecida ou jornalista responsável;
Pautas com forte apelo comercial ( Jabá );
Pautas com conteúdo imoral, não éticos ou ainda que atentem aos bons costumes;


6 Periodicidade e Seções

Periodicidade:
bimestral

Seções
A Revista é composta basicamente das seguintes Seções:

Artigos - compreendem textos que contenham relevância de trabalhos de caráter cultural - científico;

Pareceres e Resenhas - textos que expressam opiniões fundamentadas de especialistas em torno das questões culturais;

Eventos - Agenda, Data, Local, Organização, Promotor;

Memória - documentos históricos na área cultural, selecionados segundo critérios de importância para história do País;


6 Direitos Autorais e Fontes das Informações.

O Clube Virtual respeita as fontes de informações e seus direitos autorais entretanto:

As Informações sobre Copyright - Os originais aceitos para publicação poderão ser modificados para se adequarem ao estilo gráfico do Site do Clube Virtual e seus conveniados.

6.1 Fontes das Informações

Veja Nota Legal
.

 

 Produção e Criação:



 Todos os Direitos Reservados
 

 

Política de Privacidade | Política Editorial | Termos de Uso | Nota Legal | Responsabilidade Social
Um novo conceito de comunicação a serviço da Cultura Digital.